Quem sou eu

Minha foto
Atrás sempre de um ponto de equilibrio e do desenvolvimente responsavel

26.3.07

Soluções para os danos previsiveis do aquecimento

Diante dos danos esperados pela mudança climática o que nos resta fazer?

São 3 as ações cabíveis:

1. conter a liberação de gases - pela redução drástica na perda de área verde, pelo aproveitamento dos gases gerados pelos resíduos orgânicos (lixo e esgoto) e pela redução drástica da queima de fósseis. A redução da perda de área verde não tem a ver apenas com redução de desmatamento por ações agropecuárias e extrativas, mas também pela especulação imobiliária, isso é extremamente grave em cidades como o Rio de Janeiro.

2. reisolamento do carbono - é necessário retirar o carbono excedente da atmosfera, principalmente aquele oriundo dos fósseis, porque era carbono totalmente fora do sistema, da biosfera, que foi devolvido pelo homem. Enquanto não inventam um processo de captura e reisolamento artificial, a melhor forma é pela via biológica: plantios para produção de madeira ou restauração de áreas florestais, com ganhos outros indiretos.

3. medidas de sobrevivência - a sociedade vai ter que se reinventar. O aumento de temperaturas e de pluviosidade, os extremos meteorológicos, a elevação do nível dos oceanos, tudo isso pede soluções de engenharia, de saúde pública, de comportamento, de reassentamento, etc.

Tenho, por fim que fazer 3 outras considerações:

1. a moda da compensação ambiental pelo plantio de mudas é um exercício, a meu ver, de marqueting e uma brincadeira de mau gosto, isso está pervertendo o sentido da coisa e não serve de muita coisa não;

2. ainda tenho dúvidas se os problemas virão mesmo e se essa mudança é de origem humana;

3. a considerar a realidade atual, me preocupa a sinergia da mudança climática com a crise no serviço público, a indiferença da sociedade e outros tantos caracaterísticos da sociedade brasileira, sem falar dos potenciais riscos de um novo e maior conflito bélico e de pandemias, facilitadas pelas rotas aéreas, frouxidão fiscal em portos, turismo, etc.

A conclusão mais uma vez que tiro é essa: se os que estão realmente preocupados não tratarem do seu quinhão, da sua farinha, serão tragados no mesmo barco dos alienados, enquanto que os malfeitores, enricados pelos seus pecados, arrumarão proteções e abrigos - não confiem tanto na justiça divina, cuidem de suas vidas e dos seus entes queridos, "saiam de Sodoma e Gomorra" e deixem os abomináveis para trás...

Nenhum comentário: