Quem sou eu

Minha foto
Atrás sempre de um ponto de equilibrio e do desenvolvimente responsavel

6.4.10

Chuvas no Rio

Em 24 horas choveu no Rio 300 mm, batendo todos os eventos anteriores e registrados pelos órgãos oficiais - ou seja: não quer dizer que outros eventos nao tenham ocorrido no passado.

O estado acumula mais de cem mortos, prefeituras declarando estado de emergencia, orgãos publicos fechados, também os privados. Colapso nos transportes nas primeiras 12 horas. Gente virando a noite na rua a espera do transporte para voltar para casa, sem saber como estava em casa...

Politicos se defendem, opositores acusam.

O que causou isso?

1. Em 24 horas cair 300 mm de chuva numa infra-estrutura de drenagem e contenção que não está dimensionada para isso? Não há como suportar, o evento natural tem proporçoes de catástrofe mesmo.

2. A geografia do municipio do Rio é hostil a cidades com este porte e complexidade - fora a desorganizaçao. O municipio não deveria ter uma cidade com este perfil, o resultado é esse e tem gente defendendo a ampliação dela para areas também complicadas, como Vargem Grande.

3. A cidade é hostil a geografia ao menosprezar regras e leis basicas de convivencia com a realidade ambiental, por isso, mesmo nas chuvas menores, a cidade sofre.

4. não adianta culpar favelas, a ocupaçaõ irregular nas encostas não é a causa maior, ocupação irregular ocorre também na baixada. O fato de um empreendimento ou construção ter licença oficial não significa garantia de que ele é correto ambientalmente, mas não é mesmo! A cidade entrou em colapso justamente aonde ela é formal, legal: vias expressas, bairros formais, etc. As favelas sofrem com os deslizamentos, mas, em Niterói, casas de alto padrão desceram também.

5. Os politicos se justificam, defendem seus projetos e alegam, até com certa razão, que os problemas superaram os meios de prevenção e tratamento. Acontece que os politicos gestores são responsaveis pelo crescimento da cidade, pela permissão aos vetores desse crescimento, o atual prefeito tem pouca responsa nisto, o anterior a maxima.

Nenhum comentário: