Quem sou eu

Minha foto
Atrás sempre de um ponto de equilibrio e do desenvolvimente responsavel

20.4.10

A LÓGICA DA FAVELIZAÇÃO

Por que temos favelas?  É a pergunta que muita gente faz e que não vive em favela, pergunta que revela a magnitude da alienação, principalmente quando vem de pessoas com bom nivel de instrução e experiencia de vida.  Enfim, por que temos favelas?

Porque elas são imprescindiveis ao modelo de desenvolvimento.  Vou ser curto:

1. para eu construir prédios, viadutos, calçadões, portos, industrias, condominios, eu preciso de ter uma multidão de pessoas dispostas a receber muito pouco e a trabalhar em condições ruins, como maquinas humanas descartaveis;

2. para eu ter faxineiros, garçons, babás, porteiros, policiais, motoristas, prostitutas e até enfermeiros e professores eu preciso pagar mal, eles ainda têm que morar perto do trabalho;

3. para eu continuar "me achando" eu preciso que meus funcionários sejam mal qualificados, mal instruidos ou alienados como eu, mas mal remunerados e vivendo em condições piores, pois eu não suporto pensar na idéia de vê-los frequentando os mesmos lugares que eu, tendo as mesmas coisas que eu, etc, etc.

Mal remunerados, mal instruidos e informados, pressionados a morar perto do trabalho se não perdem o emprego... Para completar, o setor imobiliário (cujos cabeças são da minha classe) não produz unidades dignas para essas pessoas, para a sua renda.

Logo, essas pessoas irão buscar, perto do trabalho, terrenos desprezados, ruins, perigosos, para ali montarem suas moradias.  Elas não têm saída.  Para piorar, seus filhos viverão abandonados, pois pais e mães terão de trabalhar, ou estarão aniquilados mentalmente pelos vicios.  Todos estarão sujeitos ao choque cultural, a visão da ostentação e do desperdicio que os "patrões" sustentam para sua indignação.  Qualquer ato de protesto ou solicitação será entendido como ato de subversão e tratado como tal.  Acuados, estarão a mercê dos lobos vestidos de cordeiros: politicos, religiosos, ONGs, midias, etc.

Qual o resultado disso depois de gerações e gerações?

Nenhum comentário: