Quem sou eu

Minha foto
Atrás sempre de um ponto de equilibrio e do desenvolvimente responsavel

20.8.07

Os Perigos Que O Brasil Corre

1. Ameaça às conquistas do Estado laico, por conta da ascensão politica das igrejas evangélicas e a da reação católica, que não buscam apenas o direito de liberdade de culto, mas o poder supremo do país para imposição de seus interesses. Sabemos no que deu isso no passado. Hoje, por conta de uma série de fatores, a sociedade se dispõe a isso.

2. Ameaça às conquistas do estado de direito, por conta da evolução do crime organizado e do crime "pé de chinelo". É o outro lado da crise da sociedade (o outro é essa ascensão politica-religiosa). O crime organizado, formado por redes de mafiosos, juizes, policiais, politicos, empresários, etc, nativo está globalizado, associado a grupos mafiosos estrangeiros. Já o crime pobre vai no rastro e é favorecido pela desordem e pela crise moral.

3. Ameaça de retrocesso nacional, por conta da debilidade diante das forças economicas que são a China, a Índia e a Russia, com o Brasil, supostamente membro do grupo emergente, assumindo um novo e animado papel de colonia fornecedora de insumos brutos e importadora de manufaturados e produtos culturais. O Brasil assiste a quebra de seu parque industrial, a fuga de cérebros, o roubo de biodiversidade, a bobeira das patentes, a falta de poupança e se transforma em mercado consumidor dos produtos deles, favorecendo o desenvolvimento deles. Os novos "senhores que nos ajudam" serão eles, não mais os EUA.

4. Ameaça da desnacionalização produtiva e decisória, representada pela entrada de capitais estrangeiros - japoneses, dos EUA, espanhóis, italianos, etc - na formação de entidades civis e para a compra de usinas de álcool, montagem de parques hoteleiros, fazendas de grãos, certificadoras, concessões florestais, etc. O Brasil renova sua condição de quintal de negócios, importador de soluções, desprezando os seus potenciais.

5. Ameaça a biodiversidade, em nome da geração de empregos e rendas. Destrói-se, como nos ciclos da cana e café, os potenciais em biodiversidade, mal conhecidos, compostos de milhares de espécies e de bilhões de relações ecológicas, para se dar lugar a produção de uma dezena de itens, mantidos com meios artificiais. Enquanto isso, rouba-se diversidade, patenteia-se lá fora aquilo que é tido como coisa de caipira, importa-se conhecimento cientifico de nossa realidade.

6. Ameaça a democracia, representada pela postura dos brasileiros de não aproveitar bem a democracia e apostar nas disputas politicas e nos jeitos autoritários, nos salvadores da pátria, nas ilegalidades, etc. O Brasil trata a democracia como um intervalo entre ditaduras, onde vale-tudo, até o próximo tirano. Preferimos a boa bravata ao invés de a boa gestão.

7. Ameaça da má gestão publica, expondo o país a epidemias, a catástrofes naturais, ao genocidio nas estradas, a favelização, etc. Saúde, segurança, educação, meio ambiente, moradia, tudo em crise, agravando os problemas relacionados ao crime organizado, a ascensão politica-religiosa, a desordem urbana, a financeira, etc.

8. Ameaça da crise moral e de identidade. Que está na base de todas as outras. Uma sociedade dividida, desigual, injusta, que se despreza mutuamente, habituada a impunidade, a ilegalidade, ao "jeitinho", a malandragem, a exploração predatória, ao desrespeito. Nacionalidade mal desenvolvida e desprezada, lembrada apenas em alguns momentos, de festa. Indignados tomando caminhos errados, importando identidades, soluções, revelando igualmente incapacidade para se nacionalizar. Drogas, gravidez precoce, DSTs, familias rachadas, violencia sexual, fanatismo religioso, gangues, trapaças, corrupção...

Nenhum comentário: