Quem sou eu

Minha foto
Atrás sempre de um ponto de equilibrio e do desenvolvimente responsavel

25.6.09

Gripe Suina

Algumas considerações:

1. A gripe suina é endêmica da América do Norte. A injustamente chamada Gripe Espanhola nasceu em fazenda de porcos nos EUA. A injustamente chamada Gripe Mexicana nasceu numa fazenda de porcos mexicana, mas de uma grande empresa dos EUA... ela tinha um estoque de Tamiflu, por que será?

2. A H1N1 tem fácil contágio e, até o momento, indice de mortalidade semelhante a da gripe comum, humana.

3. O grande perigo é que, sendo um virus com alta transmissão, se cruzar com o virus da Gripe Aviária Asiática, teremos uma "bomba" biológica. O virus da Gripe Aviára Asiática tem indice de mortalidade de 6 para cada 10 infectados, ou 600 para cada mil, enquanto o H1N1 é de 5 pra mil.

4. O H1N1 está sendo um teste para o aparato montado pela Organização Mundial de Saude, que estava atenta para a disseminação da SARS e da Aviária. Esse aparato compreende protocolos, padrões, de ação.

5. A grande dificuldade de se conter uma doença transmissível como essa H1N1 está na circulação de pessoas entre países e continentes por via aérea, esse é o grande fator de disseminaçaõ e não pobres aves migratórias. Seria possivel conter ou pelo menos retardar bastante, se medidas duras de bloqueio fossem tomadas, mas...

6. Os imunodeprimidos são vulneráveis sim a situações mais graves, mas, como toda doença, ainda mais envolvendo virus, cada tipo genético é mais ou menos vulnerável, ao mesmo tempo, sistemas imunitários (ou imunológicos) mais fortes podem desencadear reações mortais contra o próprio organismo - é o que acontece no caso da Aviária Asiática.

7. A histeria e a hipocondria, que faz pessoas comprarem lotes de remédios que deveriam ter uso controlado, como antibióticos e "antivirus", pode servir para prejudicar pessoas que realmente precisem e, mais grave: favorecer reações e evoluções dos patógenos, ganhando resistencia.

8. A prevenção é feita por meios simples: evitar aglomerações fechadas (ex. Metrô, onibus cheio, salas lotadas, corredores lotados, etc), lavar as mãos antes de tocar nos olhos, bocas e nariz, não espirrar ou tocir livremente, dispensar cumprimentos intimos (beijinhos, apertos de mão, abraços, etc) - enfim, "caretice" e "babaquice".

9. Ponto a considerar: seria interessante contrair logo o H1N1 para adquirir a imunidade a ele e, talvez, ter o corpo preparado para uma variação mais forte?

10. A imprensa não tem buscado entrevistar ex-vitimas da gripe - por que será? Será gosto pela histeria que vende? Ou estão escondendo algo?

11. O Ministério da Saude tem tido um papel até o momento razoável a bom, a preocupação com os imunodeprimidos é extremamente justa e as pessoas deveriam estar tomando medidas pensando não apenas em si mesmas, mas nestas pessoas também.

SE VOCÊ CONHECE ALGUEM QUE JÁ TEVE A GRIPE, PEÇA PARA ELA RELATAR AQUI A EXPERIENCIA. Informando inclusive se tomou "antiviral" ou não.

Nenhum comentário: