Quem sou eu

Minha foto
Atrás sempre de um ponto de equilibrio e do desenvolvimente responsavel

13.1.11

O Caos das Chuvas

Razões para os episódios em curso:


.

1. quem mora no leito maior de rios e corregos está sujeito a padecer quando há cheias além do habitual; quem mora em regiões serranas íngremes está sujeito a padecer quando chuvas ultrapassam a capacidade dos terrenos de escoa-las com segurança, fazendo descolar a capa de solo, com ou sem floresta.

.

2. tecnicamente, sabe-se que há um ciclo de recorrencia de grandes eventos, esse dado é levado em conta, p.ex., nos projetos de barragens e hidreletricas - normalmente, o projeto estima em 30 anos o tempo para recorrencia - mas isso não é levado em conta pelos arquitetos que planejam loteamentos ou a expansão das cidades, aliás, por incrivel que possa parecer, os arquitetos e urbanistas não são profissionais qualificados para tratar de planejamento territorial - apesar do CREA dizer que sim.  Não têm nos seus cursos a formação em ecologia, geologia, climatologia, nada relacionado ao meio e com substancia.  A sociedade, crente na mistica do saber destes profissionais, embarca nos projetos que um dia se revelarão danosos, burros.  Ok, há exceções.
.
3. quando uma encosta desaba sobre o leito de um rio, ele entope o rei, barra a corrente, que não para de descer e que, num determinado momento, rompe a massa de sedimentos e escombros, criando uma "tsunami" de lama, pedra e escombros, numa furia varias vezes mais destrutiva que a enxurrada original.
.
4. o desmatamento da Amazonia, a partir do norte do MT, estaria favorecendo a liberação mais rapida e volumosa de vapor de agua - antes retido e liberado de forma dosada pela floresta - com isso, mais vapor de agua entra no fluxo atmosferico, que faz a curva de sempre (de sempre) sobre a Bolivia e volta-se para o Centro-Sul. Assim, nos ultimos 40 anos, o avanço da exploração floretal PREDATORIA e dos usos alternativos do solo (lavouras e pastagens), vem favorecendo chuvas mais pesadas no Centro-Sul.
.
5. Ao chegar aqui, esse vapor de agua encontra mais vapor de agua, dos locais daqui sem floresta e da evaporação do mar. Percebam que não é frente fria, como diz a imprensa, mas frente quente, que vem do Oeste e não do sul, pelo corredor de umidade amazonia-pantanal.
.
6. São Paulo não teria mais garoa? Assim como todas as cidades não têm mais orvalho, isso se deve ao fenomeno "ilha de calor", que impede que seja atingido o ponto de orvalho, pois a atmosfera urbana é mais aquecida.
.
7. a atmosfera é mais aquecida não apenas pela alvenaria que acumula calor durante o dia e o libera a noite, mas, pelo calor liberado por maquinas eletricas, iluminação e a combustão.

.
8. as cidades seguem os interesses da especulação imobiliaria, das industrias e dos construtores, eles financiam os politicos, que obtem votos da população que, EM BOA PARTE, acha frescura ou exagero os alertas de tecnicos, PRINCIPALMENTE DOS TECNICOS DE ORGÃO PUBLICOS, anonimos, que preocupados com o publico e não com fama, tentam inutilmente sensibilizar cidadãos e autoridades, e reprimir os abusos. A sociedade aposta na impunidade, que tudo vai dar certo, daí ocupa as margens de rios, as encostas, os brejos, as praias, tudo, de forma inadequada. Profissionais sem qualificação e idoneidade habitam orgãos de planejamento municipal e de urbanismo, legitimando os interesses dos predadores imobiliarios, é gente que tem o dever de fazer a Lei ser respeitada, mas que despreza algumas delas, como o CODIGO FLORESTAL, imposto apenas sobre a parte rural da sociedade brasileira.
.
9. Resultado dos abusos?  Em São Paulo estão investindo altas somas na construção de piscinões, futuros problemas sanitários, porque os brejos foram extintos.  Estão investindo em poderosos conjuntos de bombas, para escoar aguas, porque desfizeram o sistema natural de drenagem.  No Rio de Janeiro, capital, novas areas frageis e problemáticas estão sendo tomadas pela cidade, a despeito de alertas tecnicos.
.
A imprensa é boa amiga dos violadores, pois vive de anunciar lotes, casas, condominios e apartamentos, antes mesmo de terem licenças - o que é crime.  Vende espaço publicitário sem ao menos ter a decencia de verificar se os imoveis estão regulares - é business seu tolo (digo pra mim mesmo, não se sinta ofendido).
.
Os politicos há décadas faturam apoio doando lotes ou registros de regularização de moradias, esperteza de ambos os lados.
.
Quando as coisas apertam, com fiscais tentando agir, se os politicos não conseguirem frea-los, entrarão em cena os parceiros da Justiça, seus amigos de sociedade secreta, secular: juizes, desembargadores e promotores tratam de anular atos punitivos, remoções e denuncias.  No final, todos se dão bem, até o dia em que a Natureza, ou Deus, resolve sanar a impunidade coletiva.

Nenhum comentário: