Quem sou eu

Minha foto
Atrás sempre de um ponto de equilibrio e do desenvolvimente responsavel

25.8.11

Um Segredo Bem Guardado

A prisão esta semana de Sarney pai e Sarney filha, mais outras 15 pessoas, numa localidade do interior do país revelou um grande segredo até então bem guardado.

Não foi a PF que fez as prisões, mas a guarda municipal desta localidade, por ordem de um juiz desconhecido, que estabeleceu fianças milionárias, ainda não pagas, para que os presos possam responder em liberdade, enquanto não se resolvem, permanecem presos em celas comuns, se bem que mais dignas que as do resto do país.

As autoridades da localidade, que tem como nome uma fria combinação de letras - "CB-01" - convocaram uma coletiva, diante das pressões dos vários orgãos de imprensa do país.  A localidade é um dos cinco mil e poucos municipios do país, mas possui uma realidade completamente diversa.

A beira de uma rodovia federal tipicamente interiorana, arruinada e não pavimentada, acessamos uma via pavimentada que fez chegar a um grande portal, parecido com estes de base militar.  Nos identificamos e tivemos de deixar o veiculo num estacionamento, sob a alegação de que em CB-01 só podem circular veiculos dirigidos pelos cidadãos da cidade, que possuem uma avaliação de habilitação diferente da do resto do Brasil.  Fazer o que...?

Tomamos um onibus que seguiu por uma avenida arborizada, vendo ao longe industrias cujos prédios e ambiente externo são caprichados em termos estéticos, nem de longe se assemelhando a uma zona industrial.  Entramos na cidade e uma coisa que nos impressionou de imediato foi o numero de jovens bem afeiçoados e uniformizados trabalhando na conservação de jardins, árvores, calçadas, pistas, no apoio ao transito, etc, não parecendo ser jovens de classes mais baixas, como nas nossas cidades.  Notamos também a forte presença de bicicletas, patins, além de coletivos eletricos, quase não se vendo veiculos de passeio.  Era uma terça-feira, horáro comercial, e durante todo o nosso trajeto não vimos camelôs, botequins, mendigos e jovens vadiando.  Havia uma limpeza visual no ambiente, as margens dos rios eram parques e vimos inclusive araras nas árvores.  Não vimos lixo nas ruas, mas, antes de entrarmos na cidade, vimos um imenso centro de reaproveitamento de residuos.

Fomos escoltados por guardas do municipio, que nos encaminharam diretamente ao centro de imprensa da administração.  Lá, o porta-voz repetiu o release distribuido e abriu tempo para perguntas.  A despeito da importancia do fato da prisão, perguntei a ele do porquê de um lugar como aquele permanecer ignorado.

- estamos construindo um novo país, temos aqui pessoas que querem construir um carro novo e melhor, em vez de ficar tentando consertar um velho.  Não nos preocupamos em aparecer ou ter espaço em vossa midia, temos a nossa e por meio dela provocamos reflexões e fortalecimento do caráter, e de nenhum modo deixamos de ter uma sociedade ordeira e um mercado forte.  Somos a oportunidade dos que querem fazer a sua vida, mas pensando grande, pensando socialmente.

- mas, e agora com a prisão dessa turma?

- estamos fazendo a nossa parte, se pudessemos, dariamos o nosso jeito, mas estamos dentro do Brasil, ainda não somos o Brasil, logo, temos de seguir certos procedimentos. 

- não temem represálias?

- sim, aliás, estamos sempre prontos para represálias do Brasil, porque sabemos que mexer contra a corrupção e a malandragem é mexer com os brios dos brasileiros.

- falas como se não fosses brasileiro.

- Sr., se conhecesse nossa realidade, nossos modos, concluiria que não somos de fato brasileiros, estamos aqui, mas somos um povo novo em formação.  Não perdemos nosso tempo tentando consertar o Brasil, estamos aqui consertando nossa vida e expandindo isso.

- agora voces ficarão conhecidos, como pretendem lidar com isso?

- vamos continuar nossa vida, somos um povo, digno do termo, não nos deixaremos ser perturbados por um bando, um amontoado.  Aqueles que quiserem se aproximar ou mesmo aderir, venham com a certeza de que aqui as leis são aplicadas e que temos nossos costumes.

- vejo que há bastante estrangeiros aqui...

- sim, temos pessoas de várias partes do mundo, mas, a maioria é de brasileiros e vizinhos, temos uma bela mistura de raças, o gosto pelo cultivo da saude fisica e mental e uma certa dose de maturidade para lidar com as apreensões do espirito.

- a praça central não tem igreja alguma.

- porque Deus está por todo lugar e em todos nós, lidar com isso é um de nossos segredos.

- os jovens são obrigados aos trabalhos forçados?

-  não se trata de trabalhos forçados, mas de serviço civil obrigatorio, o nosso sistema de ensino ensina para a vida.  Temos uma policia de costumes e uma policia criminal.  Nenhum cidadão incapaz fica na rua.  Não temos favela, porque ninguem entra aqui quando bem quer, porque ninguem aqui é deixado na indignidade. 

- e por que voces mexeram com esse vespeiro?

- porque ele deu o azar de pousar aqui, avisamos pelo rádio do aeroporto, mas, ele achou que estava no Brasil.




Nenhum comentário: