Quem sou eu

Minha foto
Atrás sempre de um ponto de equilibrio e do desenvolvimente responsavel

29.9.11

Por Que o Poder Publico é Ruim?

POR QUE O PODER PUBLICO É RUIM?

Por que a saúde e a segurança estão tão ruins?  Por que a justiça não anda?  Por que os transportes são uma vergonha?  Por que ninguém consegue resolver as enchentes?  As epidemias de dengue?  Por que, enfim, o que é público, governamental, funciona tão mal?  Você sabe?  Ou pensa que sabe?

O Poder Publico é formado por empresas publicas, prefeituras, tribunais, parlamentos (de vereadores, deputados e senadores), governos estaduais, governo federal, forças armadas, etc.  São organizações como quaisquer outras: reúnem pessoas, dinheiro e outros recursos para realizar objetivos.

Porém, se as organizações privadas têm como objetivo o lucro e o ganho de seus donos, o objetivo do Poder Público é o de gerar benefícios para a sociedade, atender aos interesses de todos – homens, mulheres, idosos, crianças, ricos, pobres, etc – enfim, da sociedade.

Sociedade é o grupo de pessoas com objetivos comuns e que trabalham juntas para atingi-los.

Sim, claro, cada um tem seus interesses, mas, existem alguns interesses que são comuns, como a prevenção de epidemias, o socorro de emergência, a justiça, a segurança nas ruas, os serviços de comunicação e informação, a educação básica e a conservação de estradas, aeroportos, etc.

A sociedade sustenta as empresas e órgãos públicos com os impostos e taxas, e também com pessoal, porque os funcionários públicos não vêm de outro planeta, ou de outro país, eles são cidadãos como você, e como você eles podem ser honestos ou sem vergonhas, idealistas ou oportunistas.

Porém, ao contrário das empresas particulares, que se não forem eficientes e bem administradas quebram, o Poder Público pode criar impostos, taxas e loterias para cobrir os rombos que surgem da má administração.

Da mesma sociedade saem os candidatos para serem votados nas eleições, e ela mesma que vota, que escolhe, quais deles receberão o poder para administrar os órgãos públicos, ou fiscalizá-los.  É mais ou menos a mesma coisa que acontece num condomínio, numa associação, num clube, em algumas igrejas, etc.  Ora, o Serviço Publico é o espelho da sociedade.

Quando as pessoas deixam de lado os objetivos comuns e passam a trabalhar em favor de seus próprios interesses, muitas vezes por meio de trapaças e violências, elas deixam de compor uma sociedade, não passando de um ajuntamento de indivíduos, aqueles mais organizados formam os bandos.

E assim, o Poder Público deixa de ser o instrumento de vida e felicidade geral, passa a ser a galinha dos ovos de ouro, a teta da vaca gorda, o trem da alegria que todos cobiçam.  Ao colocar no comando do Poder Publico políticos sem vergonha, a sociedade lhes dá carta branca para agir dessa forma.

A sociedade só se importa um pouco com o que acontece dentro dos órgãos públicos quando o mal finalmente a morde – aí já era.

Os malfeitores eleitos têm como primeira missão corromper o funcionamento da máquina pública, já desrespeitada por uma sociedade que age como um ajuntamento.  Começam favorecendo os funcionários que aceitam ajudar, seja por idealismo ingênuo, seja por oportunismo picareta, seja por pura covardia.

Não há político corrupto, malfeitor, sem sua rede de colaboradores, de cabos eleitorais a funcionários públicos de carreira.

Montam assim uma teia de colaboradores, todos com a missão de viabilizar a safadeza: o uso eleitoreiro da máquina, o roubo, o gozo particular dos recursos públicos (ex. carro oficial para ir ao shopping) e o uso do poder para extorquir.

O Poder Publico acaba por fim sustentando partidos políticos, sindicatos, associações de todos os tipos, religiões e empresas privadas de vários tamanhos e tipos, além dos bandidos comuns.  É a ruína do serviço público em favor do ganho privado.

A ruína dos serviços públicos os prejudica?  De modo algum, é mais um motivo para usarem da maquina para criarem seus centros sociais, para darem esmolas, para criarem dificuldades e vender facilidades, etc – aparecem assim como benfeitores do povo e parceiros de empresários.

E, quando as coisas beiram o caos, o discurso é sempre o mesmo: a culpa é dos funcionários públicos!  Todos os beneficiários com esses esquemas infames (incluindo a imprensa) fazem o coro de condenação.  A saída é privatizar, administrar o Poder Público como empresa privada, dando fim aos tais privilégios – que surgiram justamente para proteger os bons funcionários em sua luta pelo interesse publico contra esses malfeitores todos.

Parabéns povo brasileiro.

Nenhum comentário: